Palestrantes Nacionais

Dr. Alberto Okada

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo- USP (2000), residência médica em Cirurgia Geral (2001) e Cirurgia Plástica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pós-graduando e médico colaborador da Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: rinologia, cirurgia estética facial e corporal, reconstrução mamária, cirurgia reparadora de cabeça e pescoço e microcirurgia

Dr. Alexandre Fonseca

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Residência de Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral no HCFMUSP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da USP.

 

Dr. Alfredo Benjamin Duarte

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1991), Residência Médica em Cirurgia Geral (1994) e Residência Médica em Cirurgia Plástica (1997) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (1996). Mestre (1998) e Doutor (2002) na área de Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi professor substituto da Disciplina de Cirurgia Plástica no período de 1999 e 2000 da Universidade Federal do Paraná. Foi professor adjunto na disciplina de Anatomia da Universidade Tuiuti do Paraná no período de 1998 há 2003. É Diretor clinico e Técnico da Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Boulevard e é médico do Serviço de Cirurgia Plástica e Restauradora do Hospital Erasto Gaertner desde 1998. Professor Adjunto da UFPr e da UEPg.

Dra. Ana Claudia Benjamim Burattini

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1990), residência em Cirurgia Geral (1993) e Cirurgia Plástica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996). Atua desde 1996 no Hospital Pérola Byington, com ampla experiência em reconstrução mamária .

Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .Diretora do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pérola Byington-Centro de Referência da Saúde da Mulher, desde março de 2017 até o momento .

 

Dra. Ana Claudia Roxo

Médica formada pelo UNI-RIO em 1985., atua na área de ginecologia com foco nos procedimentos  minimamente invasivos como histeroscopia e laparoscopia. TEGO – Título de especialista pela FEBRASGO em ginecologia e obstetrícia
Título de especialista pela FEBRASGO de videolaparoscopia e histeroscopia. Pós-graduação em laparoscopia e histeroscopia pelo Instituto Fernandes Figueiras (FIOCRUZ)

Dra. Anne Groth

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2000), Mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005) e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2011). Residência médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2001-2003) e Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR (2003-2006). MEMBRO TITULAR (2008) da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA e MEMBRO ESPECIALISTA (2006) da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA com especialização em MICROCIRURGIA pela Cleveland Clinic Foundation, USA (2006). MEMBRO INTERNACIONAL DA AMERICAN SOCIETY OF PLASTIC SURGEONS (ASPS -SOCIEDADE AMERICANA DE CIRURGIA PLÁSTICA). Professora assistente de Cirurgia na Universidade Positivo. Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia do Hospital Erasto Gaertner. Atuação profissional em Cirurgia Reparadora (especialmente Microcirurgia) e Cirurgia Estética.

Dr. Ary de Azevedo Marques

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002). Médico Preceptor da Disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da FMUSP em 2009. Médico Pesquisador da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP (2009-2011). Médico Colaborador do Grupo de Reconstrução Mamária do Instituto do Câncer do Estado de SP. Médico Assistente do Grupo de Reconstrução Mamária Filantrópica dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica.

Dr. Carlos de Souza

Formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ), em 1985. Especializou-se em Cirurgia Plástica (1990) pela Escola Paulista de Medicina. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - Cirurgia Plástica. Membro da The International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Membro Fundador do Cap de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial - Sociedade Bras de Cir Plástica.

Dr. Carlos Felício

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - FMUSP (2000-2005). Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2007-2009). Atualmente realiza Especialização em Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Médicina da Universidade de São Paulo. Estágio de Complementação da Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Harvard University (2011). Membro aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora.

Dra. Cristiane Todeschini

Formou-se em medicina pela Escola de Medicina Souza Marques. Residência em Cirurgia Plástica foi realizada no Hospital da Plástica no Hospital Municipal Miguel Couto. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membros da Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy

Dra. Daniela Veiga

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Vale do Sapucaí (1993), Residência em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (1999), mestrado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (2001), doutorado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e Livre-Docência em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq nível 2. Atualmente é Professora afiliada livre-docente da Disciplina de Cirurgia Plástica e orientadora do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da Universidade Federal de São Paulo e Professora orientadora do Mestrado Profissional em Ciências aplicadas à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí

Dr. Dênis Calazans

É especialista em cirurgia plástica e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 2º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica atualmente e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Eduardo Gustavo Arruda

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo (1998). Fez residência em Cirurgia Geral no HCFMUSP (1999-2000), residência em Cirurgia Plástica no HCFMUSP (2001-2003). Médico preceptor da disciplina de Cirurgia Plástica do HCFMUSP (2004-2005). Atualmente é médico assistente do ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - FMUSP.

Dr. Eduardo Montag

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência de Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Residência de Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Reconstrução Mamária). Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Doutorado pelo Programa da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica (FILACP). Membro da American Society of Plastic Surgeons (ASPS)

Dr. Evandro Parente

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Dr. Evandro Parente especializou-se em Cirurgia Geral no Hospital do Ipiranga e em Cirurgia Plástica no Hospital Brigadeiro, em São Paulo (SP). É mestre em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Felipe Lehmann Coutinho

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) 1989; Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) 1990-1991; Residência em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) 1992-1994; Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na Fundação Getúlio Vargas (FGV) 1995; Médico Assistente Cirurgião Plástico no Hospital Pérola Byington - Centro de Referência da Saúde da Mulher 1997-2000; Diretor-Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica no Hospital Pérola Byington - Centro de Referência da Saúde da Mulher 2001-2003; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Dr. Francisco Claro Junior

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialização em Cirurgia Plástica pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz (ICPSC). Estágios de aprimoramento na University of Toronto e no Institute of Reconstructive Plastic Surgery at New York University School of Medicine. Mestrado e Doutorado pela Universidade de Campinas (UNICAMP) - CAPES 7. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e da International Confederation for Plastic Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS).

Dr. Gustavo Marta

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Residência médica no Departamento de Radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. Doutorado e pós-doutorado em Ciências (Programa de Oncologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Radioterapia e da Sociedade Brasileira de Radiocirurgia. Membro da Society for Neuro Oncology Latin America (SNOLA). Atualmente é médico do serviço de radioterapia do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Médico do serviço de radioterapia Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Radioterapia. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Radiocirurgia.

Dr. Henrique Muller

Cirurgião Plástico com especialização nas áreas estética e reparadora, Dr. Henrique Riggenbach Muller teve grande parte de seu período de formação no Rio de Janeiro, onde realizou estágio na clínica do Professor Ivo Pitangy e na Clínica Fluminense (Dr. Ronaldo Pontes).. Graduado no INCa (Instituto Nacional de Câncer no Rio de Janeiro), onde coordenou o curso voltado à área de implantes e próteses nas plásticas pós mastectomia, além de atuar na área de cirurgia reparadora em ex-obesos.

Dr. José Horácio Aboudib

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1976) e mestrado em Medicina Cirurgia Plástica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor e Coordenador da Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: mama, cirurgia plástica, cirurgia, cirurgia plastica e plástica.

Dr. Luciano Fernandes Chala

Médico graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1993) com Residência Médica em Radiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994-1997) e doutorado em Ciências Médicas (Radiologia Médica) pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Radiologia, com ênfase em Radiologia Mamária, atuando principalmente nos seguintes temas: ultra-sonografia, mamografia, ressonância magnética e procedimentos intervencionistas na mama. Atualmente é médico assistente no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atuando na assistência médica, ensino e pesquisa em radiologia mamária.

Dr. Luis Fernando Perin

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1988. Cursou Residência Médica em Cirurgia Geral no período de 1989 a 1991 e em Cirurgia Plástica, de 1991 a 1994, ambas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É pós-graduado com Mestrado em Medicina, área de concentração em Cirurgia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2007. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica, outorgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Médico Brasileira. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desde 2007. Atualmente exerce atividades da especialidade em Clinica Privada.

Dr. Marcio Hoffman Rigo

Formado em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Residência em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1991 e 1993. Residência Cirúrgica Plástica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1994 e 1995. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio Grande do Sul desde 1998. Membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS). M.D. Degree, `Universidade Federal do Rio Grande do Sul` (Federal University of Rio Grande do Sul) – 1991. General Surgery Residency at the `Hospital das Clínicas da Faculdade de Porto Alegre`. Plastic Surgery Residency at the `Hospital das Clínicas da Faculdade de Porto Alegre`. Full Member of the `Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica` (SBCP) (Brazilian Society of Plastic Surgery) of Rio Grande do Sul since 1998; International member of the American Society of Plastic Surgeons (ASPS)

Dra. Mayara Mytzi de Aquino Silva

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Residência Médica em Cirurgia Geral (2009-2011) e Cirurgia Plástica (2011-2014) pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Especialização em reconstrução de mama pelo hospital Pérola Byington/Centro de referência em Saúde da Mulher (2014-2015). Preceptoria da Residência Médica em Cirurgia Plástica na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2014-2015).

Doutora em Ciências pelo programa de Cirurgia Translacional da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2018). Research fellow na University of Pittsburgh-Plastic Surgery Department/ Adipose Stem Cell Center (2015-2016). Médica colaboradora do Setor de Cirurgia Plástica da mama da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2014-atual).

Dr. Miguel Sabino Neto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1985), mestrado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (1995), doutorado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Livre docência pela UNIFESP em 2006. Atualmente é professor adjunto Livre-Docente da Universidade Federal de São Paulo E Coordenador do Programa de pós-graduação em Cirurgia Translacional da UNIFESP. Tem Linha de Pesquisa em Qualidade de Vida relacionada as cirurgias mamarias e Câncer de mama. É coordenador do Setor de Reconstrução Mamaria da EPM. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Murillo Fraga

Fez a sua graduação e residência médica em cirurgia plástica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. No ano de 2007, obteve o título de mestrado e em 2010, o de doutorado. Atualmente, trabalha em sua clínica privada, é professor assistente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e exerce atividades acadêmicas no Hospital Sírio-Libanês. É autor de diversos capítulos de livros e de artigos científicos publicados nas principais revistas nacionais e internacionais da especialidade.

Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Leal

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973). Atualmente é Médico do Instituto Nacional de Câncer e Chefe do Setor de Reconstrução de Mama da Hospital Universitário Pedro Ernesto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

- Professor Docente – Livre pela Universidade do Rio de Janeiro

- Membro Titular do CBC

- Fellow do American College of Surgeons

- Membro Titular da SBCP

- International Society of Aesthetic Plastic Surgery

Dr. Ricardo Cansanção

Dr. Ricardo Cansanção é formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador – Bahia. É Membro TITULAR pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP), Membro Especialista desde 2003, e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 2001. É Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira. A filosofia de tratamento do Dr. Ricardo e da sua equipe foi elaborada após muitos anos de experiência medico-cirúrgica e de cuidado e atenção aos pacientes em todas as etapas do tratamento, desde a primeira consulta, pré-operatório, até o momento da alta.

Dr. Rodrigo Gimenez

Doutor pela Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Ciências Médicas, clínica cirúrgica, área de concentração Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Professor Coordenador das Disciplinas de Cirurgia Plástica e Anatomia Humana da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic – Campinas

Dra. Ruth Maria Graf

Concluiu o Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná em 2001. Prestou concurso e foi efetivada como Professora Adjunto III da Universidade Federal do Paraná. Publicou 53 artigos em periódicos especializados. Possui 39 capítulos de livros publicados. Participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos. Participou ativamente de 33 eventos no exterior e 141 no Brasil. Recebeu 35 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica Estética e Restauradora.